Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina de Formação: 4º Dia

 Aníbal Pacha conduzindo as etapas do processo criativo - Foto: Edson Fernando

A Oficina de Formação entrou definitivamente na etapa de criação dos projetos dos participantes. Se nos três primeiros encontros a ênfase esteve voltada para apresentação e compreensão dos princípios, arcabouço teórico e procedimentos metodológicos, o 4º dia deu início efetivamente as etapas do processo criativo. 

       Bianca Duarte, Camila Góes e Jaqueline Gaia "parindo centauros" - Foto: Edson Fernando

Partindo do tema comum estabelecido para esta oficina - Memórias - Aníbal Pacha conduziu as participantes a desenvolverem as outras três etapas inicias do procedimento metodológico do COLETIVO, isto é, Imagem Disparadora, Banco de Dados e Roteiro Cênico. A composição da Imagem Disparada foi desenvolvida a partir das próprias fotografias pessoais das participantes seguindo os seguintes encaminhamentos: análise criteriosa de todas as fotografias selecionadas para este trabalho; escolha de apenas uma fotografia para compor a Imagem Disparadora; análise criteriosa da fotografia escolhida (o que esta imagem ti provoca?).

 Katiuscia selecionando a fotografia que será sua Imagem Disparadora - Foto: Edson Fernando
  
        Camila Góes selecionando a fotografia que será sua Imagem Disparadora - Foto: Edson Fernando
  
A partir da fotografia escolhida começa a etapa do bombardeio de perguntas para esta imagem; estas perguntas alimentarão o Banco de Dados do projeto. O maior número  possível de perguntas é fundamental para um enriquecer o Banco de Dados e, consequentemente, o posterior Roteiro Cênico que será criado. A cada pergunta uma resposta deve ser também criada, evitando os raciocínios óbvios e norteando as respostas pelo campo das metáforas. Antes de esgotar, porém, a etapa da elaboração das perguntas e respostas, Pacha solicitou que as participantes agrupassem novamente lado a lado todas as fotografias e procurassem estabelecer relação com a fotografia escolhida anteriormente. Destas novas relações, deveriam elaborar novas perguntas e novas respostas para, só então, guardar todas as imagens fotográficas e trabalhar somente com o material textual do Banco de Dados. Assim Pacha solicitou que iniciassem a escritura do roteiro cênico utilizando exatamente os textos do Banco de Dados. 

    Bianca Duarte elaborando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando
  
 Camila Góes compartilhando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando
  
 Katiuscia compartilhando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando

O dia foi de muito trabalho e intensa produção. As participantes deram um passo importantíssimo nos seus processos criativos, embora os roteiros apresentados ainda precisem ser amadurecidos e lapidados. 

  Alguns centauros - Foto: Edson Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário