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terça-feira, 13 de agosto de 2013

COLETIVO no I Encontro de Teatro de Formas Animadas da UFRJ

Aníbal e Edson performando em frente a UFRJ - Foto: Arquivo do COLETIVO

O I Encontro de Teatro de Formas Animadas - Objetos Performáticos organizado pelo Laboratório de Teatro de Animação (LATA) da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Junho na cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de Aníbal Pacha e Edson Fernando. Os dois artistas-pesquisadores além de apresentarem dois espetáculos de Teatro de Caixas - Aníbal com Mundo Doente e Edson com Memórias - participaram das mesas de debates e apresentaram o processo de pesquisa que vem desenvolvendo ao longo dos últimos cinco anos dentro do COLETIVO.  

 Aníbal e Edson apresentando comunicação de pesquisa - Foto: Arquivo do COLETIVO

A comunicação de Aníbal fez um apanhado histórico do Teatro de Animação realizado em Belém do Pará nas últimas quatro décadas, destacando o modo peculiar com que a In Bust Teatro com Bonecos desenvolve suas pesquisas, isto é, estabelecendo uma estreita relação entre o Teatro e o Teatro de Animação. A fala de Aníbal encerrou exatamente apresentando o COLETIVO como uma ação decorrente do Projeto Natureza no Asfalto, realizado pela In Bust no ano de 2008. Esta contextualização histórica permitiu a Edson Fernando - que apresentou comunicação logo em seguida - vincular as investigações do COLETIVO com este modo peculiar de trabalhar com o Teatro de Animação realizado em nossa cidade. Estabelecida esta ligação, Edson pôde apresentar a sistematização dos procedimentos de criação elaborados ao longo das experimentações realizadas pelo COLETIVO. 

 Edson e Aníbal apresentando comunicação de pesquisa - Foto: Arquivo do COLETIVO

Além dos dois membros do COLETIVO artistas de várias partes do Brasil participaram e engrandeceram as discussões e troca de experiências. 

  Da esquerda pra direita: Miguel Vellhino, Izabela Brochado, Gilson Motta, 
Ana Maria Amaral e Sandro Santos. Foto: Arquivo do COLETIVO

 A palestra de abertura foi realizada pela renomada professora Ana Maria Amaral (ECA/USP). Sua comunicação apresentou diversos momentos da pesquisa do grupo O Casulo - BonecObjeto e as investigações desenvolvidas em torno do conceito de dramaturgia da imagem. 

      Aníbal ao lado de Ana Maria Amaral na palestra de abertura do evento - Foto: Edson Fernando

Em seguida o professor Miguel Vellhinho (UniRio) apresentou sua trajetória de pesquisa nos grupos Sobrevento (SP) e Cia Pequo (RJ) destacando os diversos modos de aproximar a linguagem do Teatro de Animação com outras como a literatura, fotografia a dança e o cinema. O debate mediado pelos professores Izabela Brochado (UNB) e Aníbal Pacha (UFPA) encerrou o primeiro dia do encontro. 

  Mesa do primeiro debate: Miguel Vellhinho, Isabela Brochado, Aníbal Pacha e Ana Maria Amaral. 
Foto: Edson Fernando

No segundo dia do encontro as comunicações tiveram como tema comum o popular Teatro de Mamulengos. Cada palestrante abordou o tema com um enfoque diferenciado: 

1 - A professora Izabela Brochado (UNB) apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada The Mamulengo Puppet Theatre in the Socio Cultural Context of 20th Century Brazil (doutorado em Drama Studies realizado na University of Dublin), pesquisa orientada pelo professor John McCormick e concluída em 2006.

 Izabela Brochado (UNB) - Foto: Aníbal Pacha

2 - A professora Adriana Schneider (UFRJ) também apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo (doutorado em Sociologia e Antropologia) orientada pela professora  Dra. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti e concluída em 2007.

Adriana Schneider (UFRJ) - Foto: Aníbal Pacha

3 - E Sandro Santos apresentou e demonstrou sua pesquisa com o Teatro de Mamulengos desenvolvida no Grupo Imaginário (SP). Sandro compartilhou um pouco do seu aprendizado com alguns mestres de Mamulengo e contou como sua experimentação custou caro por abrir mão da panada que cobre a barraca e esconde o mamulengueiro. Tal atitude teve a reprovação unânime de seus antigos mestres, mas nos possibilitou perceber a "dança do mamulengueiro", isto é, toda a partitura corporal minuciosamente coreografada desenvolvida pelo manipulador dos mamulengos. 

 Sandro Santos ao lado de sua barraca de mamulengos - Foto: Aníbal Pacha

Ao final a mesa de debate sobre as pesquisas foi mediada por Alexandre Fávero (RS) e Edson Fernando (UFPA). Antes, porém, Aníbal e Edson realizaram uma intervenção com seus espetáculos de Teatro de Caixa.


 E no terceiro e último dia do encontro, além das pesquisas dos membros do COLETIVO já destacadas no início da postagem, Alexandre Fávero apresentou sua intrigante e instigante pesquisa com o Teatro de Sombras desenvolvido na Cia de Teatro Lumbra (RS). 

 Este foi um breve relato resumindo os acontecimentos do encontro. Agradecemos a pessoa do Prof. Gilson Motta (UFRJ) - organizador do evento - por nos ter oportunizado compartilhar um pouco de nossas investigações e inquietações no âmbito do Teatro e do Teatro de Animação.

 Equipe organizadora e professores e artistas convidados do encontro - Foto: Arquivo do COLETIVO

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