Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Encontro de 27.10.2012

Edição de imagens Edson Fernando

Com bastante atraso publicamos o registro do encontro do dia 27 de Outubro - este que foi também o último encontro do COLETIVO no ano de 2012. O desencontro nos últimos dois meses se deve a atribulada agenda de trabalho de fim de ano dos membros do COLETIVO. Lamentamos profundamente pelos encontros desmarcados e pela desatualização deste nosso blog e nos esforçaremos para que isso não mais se repita. Então, segue abaixo a atividade desenvolvida no último encontro de 2012.
  
No encontro de 27 de Outubro, Ícaro Assassinado, projeto de Edson Fernando, foi submetido novamente ao processo de escritura do roteiro cênico da caixa. A imagem de abertura desta postagem mostra o que até então era considerado como personagem principal da narrativa - o Dragão - e, ao lado, uma reformulação do roterio de ações com os novos personagens. Edson solicitou ao COLETIVO ajuda para reformular seu projeto em virtude de algumas constatações:
1 - Dificuldades com o suporte: manipulação dos objetos e deslocamento;
2 - O roteiro de ações do interior da caixa não contemplava satisfatoriamente a narrativa desenvolvida;
3 - A dedicação ao HQ - Ícaro Assassinado, priorizou a atenção de Edson ocasionando baixo empenho na resolução dos problemas que foram surgindo no decorrer do processo.

Motivado por estas questões, Edson se dispôs a reformular completamente seu projeto abrindo mão até do belíssimo Dragão confeccionando por Marcio Falconi. Se despreender de todos os elementos já criados  era necessário para que o novo roteiro de ações partisse exclusivamente da narrativa Ícaro Assassinado

  Aníbal Pacha e Edson Fernando analisando criticamente Ícaro Assassindado - Foto: Lane Martins

Assim, a reelaboração do roteiro de ações revisou alguns elementos da dramaturgia de Ícaro Assassinado: 

Tema: Ira;
Imagem Disparadora: Cabeça de Asas - personificação de Ícaro;
Verbo: Matar - por inveja da felicdade de Ícaro;
Ação de Ícaro: voar cantando.

A partir destes elementos determinou-se os novos pernonagens da dramaturgia: Homem adulto armado com arco e flexa; Mulher com asas. O roteiro de ações ficou estabelecido, desta forma, pela antagonismo entre estes personagens: O homem adulto expressa o furor racional contra todos os elementos míticos personificados na mulher de asas; o antagonismo é acentuado pela determinação do gênero dos personagens: razão é gênero masculino enquanto que os elementos míticos - entenda-se aqui: uma forma de se relacionar e compreender o mundo que considera outras modos de conhecimento (experiência, religião, arte, intuição) - são personificados no gênero feminino. O desejo de voar, de liberdade e de ultrapassamento das convenções estabelecidas é identificado como forma eminentemente feminina. 

   Desenhos de Aníbal Pacha - Foto: Lane Martins

O roteito de ações do interior da caixa ficou assim definido: Mulher de asas entra em cena voando e entoando o canto das musas. Entra o Homem Adulto com um arco e flexa nas mãos e atira no centro do peito da Mulher de asas. Encerra-se a canção e apaga-se a luz. 

Quanto ao formato do suporte determinou-se que ele é o próprio Sol - este por sua vez remete uma vez mais a razão, tal como na narrativa de Ícaro Assassinado - que abriga este conflito interno entre os personagens antagonistas. 

 Lane Martins no procsso de criação de seu novo projeto com Aníbal Pacha - Foto: Edson Fernando  
    
O encontro ainda reservou tempo para colaborar com o processo de criação do novo projeto de Lane martins que tem o titulo provisório de Boneca sem rosto. O primeiro roteiro de ações deste projeto ficou assim determinado: Duas bonecas idênticas - uma com rosto e outra sem rosto. A boneca com rosto tira um rosto (feito máscara) e entrega para a outra. Se olham e se identificam. A que deu o rosto se retira; imediatamente a mascara cai do rosto da outra. 
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário