Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

sexta-feira, 15 de abril de 2011

5º Dia de Oficina: exercícios na rua

O 5º dia de oficina concluío o ciclo de exercícios com o suporte Máquina Fotografica. Porém, antes do exercício de abordagem na rua demos contiuidade as reflexões teóricas sobre a linguagem pesquisada pelo GETM.

Anibal conduzindo as reflexões

Os princípios norteadores pesquisados pelo GETM foram apresentados por Anibal Pacha. Além dos procedimentos metodológicos desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos Aníbal destacou alguns pontos extremamente relevantes na prática artística  do grupo, pontos estes que marcam o pioneirismo do GETM  na  pesquisa do teatro de caixa:  a atuação do Ator-Manipulador a partir da composição de um personagem;  atuação atenta ao tempo interno e externo da fábula desenvolvida; e atuação atenta aos acontecimentos externos e internos da caixa.

  Todos atentos a explanação de Aníbal,  
inclusive nosso ilustre convidado de Igarapé-Açu (esquerda ao fundo).

A explanação de Aníbal foi desenvolvida simultaneamente com as questões, dúvidas e reflexões de todos, que procuraram compreender os elementos norteadores da linguagem. Em seguida, os participantes leram seus diarios de bordo relatando sua vivência no processo de construção do suporte Máquina Fotográfica.

  Leitura de Maria Carolina: relutância e timidez  

Os trabalhos teóricos foram interrompidos para pudessemos, enfim, realizar o exercício de abordagem na rua utilizando o suporte Máquina Fotográfica.
Preparando a saída para os exercíciops na rua


Pose dos fotografos


Primeiros passos na rua


Primeiras intervenções


Reações diversas

Aproximação e convencimento

Olha o passarinho!


Intervenção no Bar

Conquistando sorrisos
 Receio

Persistência

Êxito


Desconfiado


Fazendo charme

Preparando pra foto


Ansioso e curioso


Casal


Invadindo a Galeria do Shopping Patio Belém
 
 
Parando o trânsito
 
 
Invadindo o ônibus
 
 
Satisfação
 
 
Batendo de porta em porta
 

Olha o passarinho

De volta pra casa

Depois dessa maratona pelas ruas, retornamos e compartilhamos um pouco da vivência dos participantes da oficina junto ao público. 

Compartilhando as vivências
 
As atividades do dia se encerraram com a discussão e definição dos temas que serão  desenvolvidos por cada participante no decorrer da oficina. O método utilizado para lapidação do tema foi o da discussão, argumentação e contra-argumentação. Desse modo, após intensos questionamentos e profundas reflexões os temas  ficaram  assim definidos:
Alessandra Nogueira - Palhaço
Claudia Santiago - Esperança.
Patricia Pinheiro - Abandono.
Washinton - Dominação.
Francerlin - Dualidade.
Maria Carolina - Opressão.
Armando: Pré-conceito.
Mario Zani - Abuso.
 
O primeiro passo para a concepção dos futuros projetos já foi dado. Aguadem, pois em breve nos caixas invadiram os espaços públicos da cidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário