Edson Fernando conduzindo o conteúdo da Oficina - Foto: Aníbal Pacha
O 2º dia da oficina de formação centrou atenção nos procedimentos metodológicos e nos princípios norteadores sistematizados pelo COLETIVO ao longo de seus cinco anos de experimentações com Teatro de Caixa. Por trata-se de uma pesquisa que continua em andamento, compartilhar essa metodologia em momentos como este (oficina) permite lançar um olhar analítico e rigoroso para o próprio arcabouço conceitual, verificando quais os pontos frágeis e quais elementos cada vez mais se impõem como necessários. Assim, um dos objetivos desta abordagem teórica logo nos primeiros
dias da oficina visa introduzir os participantes no universo conceitual e
metodológico que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no COLETIVO, apontando suas peculiaridades e o âmbito próprio em que este Teatro de Caixa se situa, isto é, na intersecção das linguagens do Teatro com o Teatro de Animação mediada pela Caixa como objeto performático.
As sete etapas que norteiam o processo criativo dos caixeiros do COLETIVO foram apresentadas, definidas e contextualizadas por Edson Fernando. Uma atividade prática no final do dia possibilitou as participantes exercitar duas destas etapas: Edson solicitou que cada participante criasse uma Imagem Disparadora - conceito de Mauricio Kartum considerado a 2ª etapa do processo criativo - por meio da Composição de Palavras. A partir da Imagem Disparadora criada desenvolver o Banco de Dados - 3ª etapa do processo criativo. Foram oferecidas as seguintes palavras para execução da atividade:
Janela, Tapete,
Bicicleta, Fogo, Roda, Asas, Botão, Livro, Telefone, Caneta, Cabelo, Folha,
Revolver, Carro, Sombrinha, Bota, Chave, Porta, Garrafa, Papel, Grampeador,
Seios, Ventilador, Caderno, Chuveiro, Cofre, Bengala, Isqueiro, Corda, Mesa.
As imagens criadas pelas participantes, assim como os respectivos Bancos de Dados, podem ser conferidos abaixo:
Barbara Viana apresentando o exercício - Foto Edson Fernando
Bárbara Viana: Chuveiro de Seios.
O que é Chuveiro de Seios? Qual a sensação de ser banhado por Chuveiro de Seios? Incomoda ou excita? Chuveiro de Seios limpa ou suja o banho? E se o Chuveiro de Seios der problema o técnico ou encanador perceberá a diferença?
Camila Goés apresentando o exercício -Foto Edson Fernando
Camila Goés: Caneta-Chave.
O que é uma Caneta-Chave? A Caneta-Chave é a resolução de todos os problemas? Ou a Caneta-Chave pode ser uma prisão? Caneta-Chave pode abrir um portal? Que portal?
Bianca Duarte apresentando o exercício - Foto: Edson Fernando
Bianca Duarte: Chuveiro de Folhas.
O que é Chuveiro de Folhas? O que o Chuveiro de Folhas me faz sentir?
Jaqueline Gaia apresentando o exercício - Foto: Edson Fernando
Jaqueline Gaia: Janela de Asas.
A Janela de Asas é gorda? A Janela de Asas é alguma espécie de animal selvagem? A Janela de Asas sabe falar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário