A primeira oficina de formação provomida pelo
GETM teve inicio no último dia 12 de março nas dependências do Casarão do Boneco, sede da
Cia In Bust Teatro com Bonecos, apoiadora cultural do
GETM desde sua fundação em 2008. Na ocasião o GETM recebeu com muita satisfação os participantes da oficina
Ana Claudia, Évila dos Anjos, Maria Carolina, Mário Zani, Washington Luís e Francerlin que foram conduzidos inicialmente por Aníbal Pacha numa breve excursão de reconhecimento das salas que abrigam o acervo de bonecos da In Bust e os atelies de trabalho onde funcionaram as atividades da oficina.
Sala de exposição com acervo de bonecos da In Bust
Visita ao Ateliê
Visita ao Anfiteatro dos Tajas (ao fundo Marileia Aguiar degustando suas deliciosas pupunhas)
Após descontraída visitação pelo Casarão, Aníbal Pacha apresentou um pequeno levantamento histórico da produção de Teatro de Caixa pelo mundo, localizando os primordios dessa linguagem nas práticas dos artistas japoneses conhecidos como Ebuki-Sais.
Os participantes compenetrados na explanação de Aníbal
Anibal seguiu ainda apresentando o histórico e a trajetória do GETM desde sua fundação no ano de 2008. A primeira etapa da oficina encerrou com a apresentação de um video apresentando os principais experimentos teatrais produzidos pelo GETM ao longo desses últimos dois anos. O video pode ser conferido no endereço http://www.youtube.com/watch?v=PiURkcLKi7w
Logo após a exibição do vídeo Edson Fernando assumiu os trabalhos apresentando os principios norteadores da linguagem experienciada pelo GETM, bem como os sete procedimentos metodológicos sistematizados pelo grupo.
Edson Fernando e suas explanações sobre os procedimentos metodológicos do GETM
A apresentação dos procedimentos metogológicos gerou discussão e inquietações que certamente deverão ser o tom da oficina, posto que as investigações do GETM assumem uma postura de pesquisa em andamento permitindo, desse modo, questionamentos e contribuições por parte de todos.
E ao final do primeiro encontro cada participante falou um pouco de suas expectativas em relação a oficina e de sua formação, o que nos possibilitou perceber a diversidade do público que essa primeira ofiicina atingiu: temos estudantes, universitários, cenógrafos, pedagogos e professores da rede poública de educação.
Momento de discussão e troca de conhecimento
O GETM registra sua satisfação com esse primeiro encontro e convida a todos (participante da oficina e membros do GETM) para contrbuirem com o fortalecimento desse espaço fertil para a troca de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário