Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

segunda-feira, 21 de março de 2011

2º Dia de Oficina (Caixa Fechada): Mãos à obra.



No segundo dia de oficina todos colocaram as mãos pra trabalhar: serra, tesoura, caneta, cola e régua foram os instrumentos mais utilizados no processo de construção do primeiro suporte produzido pelos participantes da oficina, para  posterior exercício da linguagem pesquisada pelo GETM: A Máquina Fotográfica.  

Anibal Pacha  demonstrando o funcionamento do suporte Máquina Fotográfica

O suporte Máquina Fotográfica teve como pioneira a artista Mariléia Aguiar (Blá), que o desenvolveu no ano de 2010, realizando diversas intervenções públicas no mesmo ano. Observando a abordagem e o suporte desenvolvido por Mariléia, constatamos que este experimento, por sua simplicidade em todos as etapas do processo criativo do GETM (Construção do Suporte, Criação da narrativa e Atuação) oferece oportunidade para o exercício dos três momentos fundamentais da relação do Ator-manipulador com o público: Aproximação (como abordar, o quê dizer, como dizer); Interação (momento do diálogo criativo, no qual o Ator-Manipulador apresenta seu poder de convencimento para conduzir o público até o conteúdo interno do suporte); e Despedida (finalização da interação com o espectador).

Patricia Sardinha, Évila e Francerlin: atenção as primeiras orientações. 

Nesse sentido, foi que o elegemos como primeiro passo do aprendizado e exercício da linguagem com os participantes da oficina, dividido em duas etapas: construção do suporte e exercício de interação com o público.   


Marileia Aguiar e Aníbal encaminhando os primeiros passos para construção do suporte  

A primeira etapa (construção do suporte) foi conduzida por Aníbal Pacha e a Mariléia Aguiar. Todos arregaçaram as mangas e se dedicaram com entusiasmo na construção do suporte, que será a primeira produção de projeto realizada na oficina com o GETM.       

Calculando

Medindo.
Serrando

Descançando

De olhos bem abertos

Pintando

Concentração e descontração

Elegância e disposição para o trabalho

Atenção nos detalhes.

Resultado quase pronto.

As três horas de trabalho foram pouco para que cada um pudesse concluir seu suporte. Assim no próximo encontro os suportes serão concluidos, e em seguida o exercício de interação com o público. 
Até o próximo  encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário