Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

quarta-feira, 30 de março de 2011

3º Dia de oficina: Criadores e Criaturas

Os trabalhos continuaram a mil no terceiro dia de oficina. A meta era concluir o suporte Maquina Fotográfica e ainda realizar exercícios de abordagem utilizando este suporte, para então realizarmos o primeiro exercício com o suporte na rua. Mesmo com empenho de todos os suportes não foram concluídos.  

Concentração e empenho redobrados

 
A Criatura

Criadora e Criatura

Criadora sorridente e envergonhada segurando sua Criatura

Criadora fazendo charminho com sua Criatura

Criadora e Criatura... polêmica...

No final do encontro, com todos reunidos fizemos uma pequena reflexão sobre os ajustes necessários para garantirmos o repasse integral do conteúdo programático previsto. Até o proximo sábado.

Pra pensar:

Olha o passarinho ou Farinha???



segunda-feira, 21 de março de 2011

2º Dia de Oficina (Caixa Fechada): Mãos à obra.



No segundo dia de oficina todos colocaram as mãos pra trabalhar: serra, tesoura, caneta, cola e régua foram os instrumentos mais utilizados no processo de construção do primeiro suporte produzido pelos participantes da oficina, para  posterior exercício da linguagem pesquisada pelo GETM: A Máquina Fotográfica.  

Anibal Pacha  demonstrando o funcionamento do suporte Máquina Fotográfica

O suporte Máquina Fotográfica teve como pioneira a artista Mariléia Aguiar (Blá), que o desenvolveu no ano de 2010, realizando diversas intervenções públicas no mesmo ano. Observando a abordagem e o suporte desenvolvido por Mariléia, constatamos que este experimento, por sua simplicidade em todos as etapas do processo criativo do GETM (Construção do Suporte, Criação da narrativa e Atuação) oferece oportunidade para o exercício dos três momentos fundamentais da relação do Ator-manipulador com o público: Aproximação (como abordar, o quê dizer, como dizer); Interação (momento do diálogo criativo, no qual o Ator-Manipulador apresenta seu poder de convencimento para conduzir o público até o conteúdo interno do suporte); e Despedida (finalização da interação com o espectador).

Patricia Sardinha, Évila e Francerlin: atenção as primeiras orientações. 

Nesse sentido, foi que o elegemos como primeiro passo do aprendizado e exercício da linguagem com os participantes da oficina, dividido em duas etapas: construção do suporte e exercício de interação com o público.   


Marileia Aguiar e Aníbal encaminhando os primeiros passos para construção do suporte  

A primeira etapa (construção do suporte) foi conduzida por Aníbal Pacha e a Mariléia Aguiar. Todos arregaçaram as mangas e se dedicaram com entusiasmo na construção do suporte, que será a primeira produção de projeto realizada na oficina com o GETM.       

Calculando

Medindo.
Serrando

Descançando

De olhos bem abertos

Pintando

Concentração e descontração

Elegância e disposição para o trabalho

Atenção nos detalhes.

Resultado quase pronto.

As três horas de trabalho foram pouco para que cada um pudesse concluir seu suporte. Assim no próximo encontro os suportes serão concluidos, e em seguida o exercício de interação com o público. 
Até o próximo  encontro.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Abertura da 1ª Oficina de formação promovida pelo GETM


 A primeira oficina de formação provomida pelo GETM teve inicio no último dia 12 de março nas dependências do Casarão do Boneco, sede da Cia In Bust Teatro com Bonecos, apoiadora cultural do GETM desde sua fundação em 2008. Na ocasião o GETM recebeu com muita satisfação os participantes da oficina Ana Claudia, Évila dos Anjos, Maria Carolina, Mário Zani, Washington Luís  e Francerlin que foram conduzidos  inicialmente por Aníbal Pacha  numa breve excursão de reconhecimento das salas que abrigam o acervo de bonecos da In Bust e os atelies de trabalho onde funcionaram as atividades da oficina. 

 Sala de exposição com acervo de bonecos da In Bust

Visita ao Ateliê

Visita ao Anfiteatro dos Tajas (ao fundo Marileia Aguiar degustando suas deliciosas pupunhas)

Após descontraída visitação pelo Casarão, Aníbal Pacha apresentou um pequeno levantamento histórico da produção de Teatro de Caixa pelo mundo, localizando os primordios dessa linguagem nas práticas dos artistas japoneses conhecidos como Ebuki-Sais.

 Os participantes compenetrados na explanação de Aníbal

Anibal seguiu ainda apresentando o histórico e a trajetória do GETM desde sua fundação no ano de 2008. A primeira etapa da oficina encerrou com a apresentação de um video apresentando os principais experimentos  teatrais produzidos pelo GETM ao longo desses últimos dois anos. O video pode ser conferido no endereço http://www.youtube.com/watch?v=PiURkcLKi7w 

Logo após a exibição do vídeo Edson Fernando assumiu os trabalhos apresentando os principios norteadores da linguagem experienciada pelo GETM, bem como os sete procedimentos metodológicos sistematizados pelo grupo. 

Edson Fernando e suas explanações sobre os procedimentos metodológicos do GETM     

A apresentação dos procedimentos metogológicos gerou discussão e inquietações que certamente deverão ser o tom da oficina, posto que as investigações do GETM assumem uma postura de pesquisa em andamento permitindo, desse modo, questionamentos e contribuições por parte de todos. 

E ao final do primeiro encontro cada participante falou um pouco de suas expectativas em relação a oficina e de sua formação, o que nos possibilitou perceber  a diversidade do público que essa primeira ofiicina atingiu: temos estudantes, universitários, cenógrafos, pedagogos e professores da rede poública de educação. 


 Momento de discussão e troca de conhecimento
O GETM registra sua satisfação com esse primeiro encontro e convida a todos (participante da oficina e membros do GETM) para contrbuirem com o fortalecimento desse espaço fertil para a troca de conhecimentos.