Seja Bem Vindo! Você é o Visitante nº

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COLETIVO no Ato do Movimento CHEGA.

O Movimento CHEGA realizou ontem (28), em frente ao Teatro da Paz, o quarto Ato Cultural denunciando as mazelas e os desmandos na (in)gerencia estadual das políticas públicas para a cultura. O Ato contou mais uma vez com a participação do COLETIVO  com o trabalho de Edson Fernando. 

   Edson performando James! Até Breve - Foto: Ronaldo Rosa

A causa do CHECA que dentre suas principais pautas pede a exoneração do secretário de cultura Paulo Chaves é apoiada por Edson e pelos demais membros do COLETIVO. A parte III da trilogia Morrison, James! Até Breve. foi o trabalho apresentado no ato cultural com contou ainda com a participação de dezenas de artistas e grande público.

 Edson performando James! Até Breve - Foto: Ronaldo Rosa

 Boneco de Paulo Chaves confeccionado e manipulado por Jefferson Cecim - Foto: Ronaldo Rosa

Oficina de Formação - 5º Dia

A elaboração dos Roteiros Cênico segue exigindo bastante dedicação das participantes da oficina. É uma das etapas mais delicadas da pesquisa, pois nela se define a história que ser compartilhar com o espectador. Aníbal, que vem conduzindo esta etapa da oficina, ressalta sempre a importância de se trabalhar com imagens concretas e não com conceitos, pois estes últimos conduzem para um âmbito analítico e de complexidade teórica. As imagens elaboradas como metáforas visuais, por sua vez, estabelecem relação direta com o âmbito da fabulação e por conseguinte situa o trabalho no campo da arte. As participantes seguem, então, laborando e reelaborando seus roteiros cênicos.         
Camila Goés (esquerda) e Jaqueline Gaia (ao fundo) reelaborando seus Roteiros Cênicos na companhia de Corujito (direita) presente de Katiucia a Aníbal Pacha - Foto: Edson Fernando

Detalhe de Jaqueline Gaia parindo metáforas visuais - Foto Edson Fernando

Detalhe de Camila Góes parindo metáforas visuais- Foto: Edson Fernando

Evelim: Charme, elegância e a cabeça com muitas - Foto: Edson Fernando

Corujito, o novo mascote da oficina - Foto: Edson Fernando

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Intervenção de 25.08 (Praça da República)

A Intervenção realizada pelo COLETIVO DE ANIMADORES DE CAIXA no último domingo (25.08) foi marcada pelo tom dos protestos contra as políticas culturais praticadas pelo estado e pelo município de Belém.

Caixeiros antes da intervenção ao lado do Teatro da Paz - Foto: Lane Martins

Convidados a participar do De Graça na Praça - evento organizado e realizado pela Truppe Pernaltas - o COLETIVO se fez presente com três Caixas: Ayel, de Aníbal Pacha, Olha o Passarinho, com Amanda Fig e Memórias com Edson Fernando. Na concentração do evento conhecemos o artista Hernany Fedasi que promovia uma intervenção intitulada Picolé Poético.    

Caixeiros ao lado de Hernany Fedasi - Foto: Lane Martins.

Os caixeiros do COLETIVO até conseguiram realizar suas intervenções - como vocês poderão conferir nas imagens abaixo. No entanto, o evento promovido pelos Pernaltas ficou comprometido, pois a FUMBEL se instalou no anfiteatro com uma programação artística. Todos fomos pegos de surpresa e o De Graça na Praça - que aconteceria pelo terceiro domingo consecutivo - ficou sem local para ser realizado. Assim os grupos e artistas convidados - Cia Mirai de Dança, Grupo de Expressões Culturais Encantos Marajoara, Gabriel Cunha, Ewerton MC  e o Projeto Vira Mundo - resolveram fazer uma intervenção de protesto contra a FUMBEL e sua falta de políticas culturais para os artistas da cidade. As imagens do protesto também podem ser conferidas ao final da postagem.

Intervenção de Amanda Fig - Fotos: Lane Martins

Intervenção de Aníbal Pacha - Fotos: Lane Martins

Intervenção de Edson Fernando - Fotos Lane Martins

Protesto contra a FUMBEL - Fotos: Lane Martins

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina de Formação: 4º Dia

 Aníbal Pacha conduzindo as etapas do processo criativo - Foto: Edson Fernando

A Oficina de Formação entrou definitivamente na etapa de criação dos projetos dos participantes. Se nos três primeiros encontros a ênfase esteve voltada para apresentação e compreensão dos princípios, arcabouço teórico e procedimentos metodológicos, o 4º dia deu início efetivamente as etapas do processo criativo. 

       Bianca Duarte, Camila Góes e Jaqueline Gaia "parindo centauros" - Foto: Edson Fernando

Partindo do tema comum estabelecido para esta oficina - Memórias - Aníbal Pacha conduziu as participantes a desenvolverem as outras três etapas inicias do procedimento metodológico do COLETIVO, isto é, Imagem Disparadora, Banco de Dados e Roteiro Cênico. A composição da Imagem Disparada foi desenvolvida a partir das próprias fotografias pessoais das participantes seguindo os seguintes encaminhamentos: análise criteriosa de todas as fotografias selecionadas para este trabalho; escolha de apenas uma fotografia para compor a Imagem Disparadora; análise criteriosa da fotografia escolhida (o que esta imagem ti provoca?).

 Katiuscia selecionando a fotografia que será sua Imagem Disparadora - Foto: Edson Fernando
  
        Camila Góes selecionando a fotografia que será sua Imagem Disparadora - Foto: Edson Fernando
  
A partir da fotografia escolhida começa a etapa do bombardeio de perguntas para esta imagem; estas perguntas alimentarão o Banco de Dados do projeto. O maior número  possível de perguntas é fundamental para um enriquecer o Banco de Dados e, consequentemente, o posterior Roteiro Cênico que será criado. A cada pergunta uma resposta deve ser também criada, evitando os raciocínios óbvios e norteando as respostas pelo campo das metáforas. Antes de esgotar, porém, a etapa da elaboração das perguntas e respostas, Pacha solicitou que as participantes agrupassem novamente lado a lado todas as fotografias e procurassem estabelecer relação com a fotografia escolhida anteriormente. Destas novas relações, deveriam elaborar novas perguntas e novas respostas para, só então, guardar todas as imagens fotográficas e trabalhar somente com o material textual do Banco de Dados. Assim Pacha solicitou que iniciassem a escritura do roteiro cênico utilizando exatamente os textos do Banco de Dados. 

    Bianca Duarte elaborando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando
  
 Camila Góes compartilhando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando
  
 Katiuscia compartilhando seu Roteiro Cênico - Foto: Edson Fernando

O dia foi de muito trabalho e intensa produção. As participantes deram um passo importantíssimo nos seus processos criativos, embora os roteiros apresentados ainda precisem ser amadurecidos e lapidados. 

  Alguns centauros - Foto: Edson Fernando

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Oficina de Formação: 3º Dia.

Aníbal Pacha apresentando seminário sobre Teatro de Animação. Foto: Edson Edson

O terceiro dia da oficina de formação encerrou o conteúdo que fundamentada as investigações desenvolvidas pelo COLETIVO. O aporte teórico concluindo esta primeira etapa da oficina foi apresentado por Aníbal Pacha que destacou a importância dos princípios e especificidades da linguagem do Teatro de Animação para a composição do Teatro de Caixa. 
 
Detalhe da explanação de Aníbal Pacha - Foto: Edson Fernando

 Detalhe da explanação de Aníbal Pacha - Foto: Edson Fernando

Detalhe de Camila Goés: atenção, charme e elegância durante o seminário - Foto: Edson Fernando

Toda a fundamentação teórica apresentada até aqui passará, então, a ser aplicada diretamente no processo de criação dos projetos dos participantes. O primeiro exercício proposto partiu dos elementos indutores determinados para a criação: uma caixa de sapatos e fotografias do acervo pessoal de cada participante. Pacha  provocou o entendimento dos conceitos anteriormente apresentados por meio da observação rigorosa destes elementos, procurando perceber forma, movimento, tamanho, cores, ritmo, profundidade, clareza, coerência, contraste, etc. Tudo por meio da leitura visual que estes elementos provocam em cada um dos participantes. 

  Detalhe das caixas das participantes - Foto: Edson Fernando

Mosaico com fotografias do acervo de Camila Góes - Foto: Edson Fernando

 Mosaico com fotografias do acervo de Jaqueline Gaya - Foto: Edson Fernando

Mosaico com fotografias do acervo de Ewelin  - Foto: Edson Fernando 

 Futuras Caixeiras e suas caixas ainda na fase embrionária da pesquisa - Foto: Edson Fernando 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OFicina de Formação: 2º Dia.

Edson Fernando conduzindo o conteúdo da Oficina - Foto: Aníbal Pacha

O 2º dia da oficina de formação centrou atenção nos procedimentos metodológicos e nos princípios norteadores sistematizados pelo COLETIVO ao longo de seus cinco anos de experimentações com Teatro de Caixa. Por trata-se de uma pesquisa que continua em andamento, compartilhar essa metodologia em momentos como este (oficina) permite lançar um olhar analítico e rigoroso para o próprio arcabouço conceitual, verificando quais os pontos frágeis e quais elementos cada vez mais se impõem como necessários. Assim, um dos objetivos desta abordagem teórica logo nos primeiros dias da oficina visa introduzir os participantes no universo conceitual e metodológico que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no COLETIVO, apontando suas peculiaridades e o âmbito próprio em que este Teatro de Caixa se situa, isto é, na  intersecção das linguagens do Teatro com o Teatro de Animação mediada pela Caixa como objeto performático.  

As sete etapas que norteiam o processo criativo dos caixeiros do COLETIVO foram apresentadas, definidas e contextualizadas por Edson Fernando. Uma atividade prática no final do dia possibilitou as participantes exercitar duas destas etapas: Edson solicitou que cada participante criasse uma Imagem Disparadora - conceito de Mauricio Kartum considerado a 2ª etapa do processo criativo - por meio da Composição de Palavras. A partir da Imagem Disparadora criada desenvolver o Banco de Dados - 3ª etapa do processo criativo. Foram oferecidas as seguintes palavras para execução da atividade:

Janela, Tapete, Bicicleta, Fogo, Roda, Asas, Botão, Livro, Telefone, Caneta, Cabelo, Folha, Revolver, Carro, Sombrinha, Bota, Chave, Porta, Garrafa, Papel, Grampeador, Seios, Ventilador, Caderno, Chuveiro, Cofre, Bengala, Isqueiro, Corda, Mesa.



As imagens criadas pelas participantes, assim como os respectivos Bancos de Dados, podem ser conferidos abaixo:

Barbara Viana apresentando o exercício - Foto Edson Fernando

Bárbara Viana: Chuveiro de Seios.
O que é Chuveiro de Seios? Qual a sensação de ser banhado por Chuveiro de Seios? Incomoda ou excita? Chuveiro de Seios limpa ou suja o banho? E se o Chuveiro de Seios der problema o técnico ou encanador perceberá a diferença? 


Camila Goés apresentando o exercício -Foto Edson Fernando

Camila Goés: Caneta-Chave.
O que é uma Caneta-Chave? A Caneta-Chave é a resolução de todos os problemas? Ou a Caneta-Chave pode ser uma prisão? Caneta-Chave pode abrir um portal? Que portal?

Bianca Duarte apresentando o exercício - Foto: Edson Fernando

Bianca Duarte: Chuveiro de Folhas.
O que é Chuveiro de Folhas? O que o Chuveiro de Folhas me faz sentir?

Jaqueline Gaia apresentando o exercício - Foto: Edson Fernando

Jaqueline Gaia: Janela de Asas.
A Janela de Asas é gorda? A Janela de Asas é alguma espécie de animal selvagem? A Janela de Asas sabe falar?

terça-feira, 13 de agosto de 2013

COLETIVO no I Encontro de Teatro de Formas Animadas da UFRJ

Aníbal e Edson performando em frente a UFRJ - Foto: Arquivo do COLETIVO

O I Encontro de Teatro de Formas Animadas - Objetos Performáticos organizado pelo Laboratório de Teatro de Animação (LATA) da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Junho na cidade do Rio de Janeiro e contou com a participação de Aníbal Pacha e Edson Fernando. Os dois artistas-pesquisadores além de apresentarem dois espetáculos de Teatro de Caixas - Aníbal com Mundo Doente e Edson com Memórias - participaram das mesas de debates e apresentaram o processo de pesquisa que vem desenvolvendo ao longo dos últimos cinco anos dentro do COLETIVO.  

 Aníbal e Edson apresentando comunicação de pesquisa - Foto: Arquivo do COLETIVO

A comunicação de Aníbal fez um apanhado histórico do Teatro de Animação realizado em Belém do Pará nas últimas quatro décadas, destacando o modo peculiar com que a In Bust Teatro com Bonecos desenvolve suas pesquisas, isto é, estabelecendo uma estreita relação entre o Teatro e o Teatro de Animação. A fala de Aníbal encerrou exatamente apresentando o COLETIVO como uma ação decorrente do Projeto Natureza no Asfalto, realizado pela In Bust no ano de 2008. Esta contextualização histórica permitiu a Edson Fernando - que apresentou comunicação logo em seguida - vincular as investigações do COLETIVO com este modo peculiar de trabalhar com o Teatro de Animação realizado em nossa cidade. Estabelecida esta ligação, Edson pôde apresentar a sistematização dos procedimentos de criação elaborados ao longo das experimentações realizadas pelo COLETIVO. 

 Edson e Aníbal apresentando comunicação de pesquisa - Foto: Arquivo do COLETIVO

Além dos dois membros do COLETIVO artistas de várias partes do Brasil participaram e engrandeceram as discussões e troca de experiências. 

  Da esquerda pra direita: Miguel Vellhino, Izabela Brochado, Gilson Motta, 
Ana Maria Amaral e Sandro Santos. Foto: Arquivo do COLETIVO

 A palestra de abertura foi realizada pela renomada professora Ana Maria Amaral (ECA/USP). Sua comunicação apresentou diversos momentos da pesquisa do grupo O Casulo - BonecObjeto e as investigações desenvolvidas em torno do conceito de dramaturgia da imagem. 

      Aníbal ao lado de Ana Maria Amaral na palestra de abertura do evento - Foto: Edson Fernando

Em seguida o professor Miguel Vellhinho (UniRio) apresentou sua trajetória de pesquisa nos grupos Sobrevento (SP) e Cia Pequo (RJ) destacando os diversos modos de aproximar a linguagem do Teatro de Animação com outras como a literatura, fotografia a dança e o cinema. O debate mediado pelos professores Izabela Brochado (UNB) e Aníbal Pacha (UFPA) encerrou o primeiro dia do encontro. 

  Mesa do primeiro debate: Miguel Vellhinho, Isabela Brochado, Aníbal Pacha e Ana Maria Amaral. 
Foto: Edson Fernando

No segundo dia do encontro as comunicações tiveram como tema comum o popular Teatro de Mamulengos. Cada palestrante abordou o tema com um enfoque diferenciado: 

1 - A professora Izabela Brochado (UNB) apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada The Mamulengo Puppet Theatre in the Socio Cultural Context of 20th Century Brazil (doutorado em Drama Studies realizado na University of Dublin), pesquisa orientada pelo professor John McCormick e concluída em 2006.

 Izabela Brochado (UNB) - Foto: Aníbal Pacha

2 - A professora Adriana Schneider (UFRJ) também apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do mamulengo (doutorado em Sociologia e Antropologia) orientada pela professora  Dra. Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti e concluída em 2007.

Adriana Schneider (UFRJ) - Foto: Aníbal Pacha

3 - E Sandro Santos apresentou e demonstrou sua pesquisa com o Teatro de Mamulengos desenvolvida no Grupo Imaginário (SP). Sandro compartilhou um pouco do seu aprendizado com alguns mestres de Mamulengo e contou como sua experimentação custou caro por abrir mão da panada que cobre a barraca e esconde o mamulengueiro. Tal atitude teve a reprovação unânime de seus antigos mestres, mas nos possibilitou perceber a "dança do mamulengueiro", isto é, toda a partitura corporal minuciosamente coreografada desenvolvida pelo manipulador dos mamulengos. 

 Sandro Santos ao lado de sua barraca de mamulengos - Foto: Aníbal Pacha

Ao final a mesa de debate sobre as pesquisas foi mediada por Alexandre Fávero (RS) e Edson Fernando (UFPA). Antes, porém, Aníbal e Edson realizaram uma intervenção com seus espetáculos de Teatro de Caixa.


 E no terceiro e último dia do encontro, além das pesquisas dos membros do COLETIVO já destacadas no início da postagem, Alexandre Fávero apresentou sua intrigante e instigante pesquisa com o Teatro de Sombras desenvolvido na Cia de Teatro Lumbra (RS). 

 Este foi um breve relato resumindo os acontecimentos do encontro. Agradecemos a pessoa do Prof. Gilson Motta (UFRJ) - organizador do evento - por nos ter oportunizado compartilhar um pouco de nossas investigações e inquietações no âmbito do Teatro e do Teatro de Animação.

 Equipe organizadora e professores e artistas convidados do encontro - Foto: Arquivo do COLETIVO

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

3ª Oficina de Teatro de Caixas.

Aníbal Pacha na abertura da 3ª Oficina de teatro de Caixas - Foto: Edson Fernando

 O COLETIVO DE ANIMADORES DE CAIXA deu inicio hoje (12/08) a mais uma ação voltada para formação de novos caixeiros. Trata-se da 3ª Oficina de Formação de Teatro de Caixas desenvolvida como parte integrante do Projeto de Extensão Teatro das Coisas: reaproveitamento material e imaterial do mundo, coordenado por Aníbal Pacha. O projeto é uma realização do Instituto de Ciências da Arte - ICA e  da Escola de Teatro e Dança da UFPA - ETDUFPA e estabelece um vinculo produtivo e criativo com as ações do COLETIVO que visam exatamente o aprofundamento e compartilhamento dos procedimentos metodológicos de criação para o Teatro de Caixas. 

Aníbal Pacha apresentando a trajetória histórica do COLETIVO - Foto: Edson Fernando


A oficina proposta pretende estabelecer como principal foco de suas atividades a pratica dos saberes específicos à interpretação teatral, mediada pelo objeto caixa, saberes, portanto, fundados no acúmulo de conhecimentos sistematizados pelo COLETIVO DE ANIMADORES DE CAIXA. 

Edson Fernando apresentando o projeto Memórias - Foto: Aníbal Pacha

 O tema para o processo de criação dos novos caixeiros será "Caixa de Memórias". A partir desta temática comum todos os participantes criarão seus próprios projetos e apresentarão o resultado ao público a partir de 15 de Setembro quando, então, passarão a fase final da oficina exercitando a linguagem por meio de intervenções públicas em alguns locais da cidade. Vocês oderão acompanhar o andamento da oficina por este canal de comunicação.